Shihan Christian Tissier

(8º dan Aikikai)

Biografia

Nascido em 7 de fevereiro de 1951 em Paris, Christian Tissier é um dos professores de Aikido mais conhecido no mundo. Iniciou a prática em 1962 com Jean-Claude Tavernier, tornando-se aos 11 anos de idade um dos mais jovens praticantes na Europa. Rapidamente, prosseguiu seu estudo do Aikido sob a orientação de Nakazono Mutsuro Sensei em seu dojo parisiense perto de Porte Saint-Martin, recebendo sua graduação de 2º dan em 1968.

Em 1969, após longos meses de trabalho, Tissier conseguiu levantar dinheiro para passar seis meses no Japão aprofundando seus conhecimentos no Aikido. Após muita dedicação nos treinos dentro do Dojo, chegou a conclusão de que precisava prolongar sua estadia no país, viabilizando sua permanência trabalhando como dojo no kanji, um membro executivo oficial da Aikikai, responsável por orientar os estudantes estrangeiros.

Mesmo praticando com diversos professores da Aikikai, Tissier desenvolveu um relacionamento muito próximo com o Doshu Ueshiba Kisshomaru e com Yamaguchi Seigo, tornando-se seu uke em aulas e apresentações. Tissier afirma que como principal influência herdou princípios básicos fortes e precisão do Doshu e confiança e liberdade nos movimentos incentivados pelo Seigo.

Após receber sua graduação de 4º dan, Tissier foi incentivado por Yamaguchi Sensei a retornar para seu país de origem e promover o que ele aprendeu no Aikikai Hombu Dojo. Tissier retornou para a França em julho de 1976 e começou a ensinar pouco depois disso. Foi o idealizador do Circle Tissier, atualmente o maior centro privado europeu para Artes Marciais, fornecendo aulas de Aikido e também de diversas outras artes marciais como Judo, Karate, Ninjutsu, Jujutsu entre outras. Todos as aulas ministradas por instrutores experientes.

Apesar de suas responsabilidades no ensino na França, na Europa e no continente americano, Christian Tissier assegurou-se de manter seus laços com o Hombu Dojo, passando vários meses a cada ano no Japão. Ele recebeu o 5º Dan Aikikai em 1981, o 6º Dan em 1986 e o 7º Dan em 1998. Ele também recebeu o prestigiado título de Shihan pouco depois, o que o tornou o primeiro não japonês a alcançar tal classificação.

Em julho de 2012 foi reconhecido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão por contribuição para a promoção da amizade entre o Japão e outros países através de seu trabalho na publicação de livros, vídeos e por ministrar seminários em todo o mundo.

No dia 9 de janeiro de 2016, Christian Tissier foi premiado por Doshu Ueshiba Moriteru, o 8º Dan Aikikai, durante o curso do Kagami biraki.

Texto interpretado através da biografia de Christian Tissier publicada no site do Guillaume Erard.

tissier

Com Christian Tissier e Stéphane Goffin no seminário de verão em Cerfontaine/Bélgica em 2013.

ushiro

Com Christian Tissier em Campinas/Brasil no seminário organizado pela Aikido Liga Brasil em 2018.

Entrevista com Christian Tissier sobre seus 50 anos de Aikido. (legendado em português)

Entrevista com Christian Tissier sobre sua mudança para o Japão na década de 60.

Conversa com Shihan de Aikido Tsuruzo Miyamoto, Christian Tissier, and Yoko Okamoto.
(legendado em português)