Georges Stobbaerts

Hachidan (8º dan)

"O homem que tem um centro possui uma horizontalidade e uma verticalidade. Neste sentido, torna-se mestre do movimento. É livre."

Biografia

"Deveria haver um lugar onde todo o ser humano pudesse viver livremente como um cidadão do mundo. Um lugar onde o despertar do homem e o seu progresso interior se fizessem na harmonia entre o corpo e o espírito. Um lugar onde as artes se encontrassem a fim de acordar as consciências. Um lugar consagrado a criar relações de fraternidade entre os homens e a fazer prevalecer a paz no mundo."

Marroquino nascido em Casablanca no ano de 1940, viveu em Marrocos e na Bélgica, onde praticou Judo, Aikido, Kendo, Iaido, e Yoga sob a orientação de eminentes mestres orientais de passagem pela Europa. Fascinado pela filosofia das artes marciais relacionou-se frequentemente com mestres japoneses que o iniciaram na meditação Zen. Estudou Yoga com diversos gurus indianos.

Fundador do primeiro Dojo de Aikido e Kendo do Marrocos (Budo Club du Maroc), ensinou Artes Marciais e Yoga durante uma dezena de anos, formando numerosos alunos, que por sua vez, tornaram-se professores. Insistiu particularmente no lado cultural e espiritual destas disciplinas, sem esquecer seu aspecto educativo.

Visitou Lisboa pela primeira vez em 1967, onde introduziu as principais artes tradicionais japonesas: o Zen, o Aikido, o Kendo e o Iaido. Pouco depois instalou-se definitivamente em Portugal formando numerosos alunos, agora professores nas diversas disciplinas. Dirigiu diversos seminários de Yoga e estágios internacionais de Aikido todos os anos em diversos países.

Foi o idealizador de Tenchi International, Centro Cultural de investigação na Arte e no Movimento.

Tive a felicidade de conhecer o mestre Georges Stobbaerts em março 2004 e participar de diversos seminários dirigidos por  ele dentro e fora do Brasil. Estive presente em TenChi International, na várzea de Sintra em Portugal, pela primeira vez em 2007 e anualmente visitei o mestre até o ano de seu falecimento.

Conheça um pouco mais TenChi International. >>>

Momentos Especiais

Vídeos

Entrevista com o Mestre em TenChi International.

Documentário português filmado em 1974 com participação do Mestre Georges Stobbaerts.

Redes Sociais

Estamos presentes em diversos meios digitais para trazer conteúdo de alta qualidade para os praticantes de diversas artes do movimento que potencializam o desenvolvimento humano.

© 2021 Munen Mushin Dojo