Tadeu Marinho

(3º dan Aikikai e TenChi)

Biografia

Iniciei a prática do Aikido em janeiro de 2004 no Centro Cultural Georges Stobbaerts com o professor Paulo Roberto Nunes, 5º dan TenChi Internacional, responsável na época por divulgar o ensino do Mestre Georges Stobbaerts no Brasil. Participei ativamente das atividades do Dojo por mais de dez anos, compartilhando também minha visão sobre o Aikido ministrando aulas em turmas fixas duas vezes por semana para alunos de todas as graduações e aos sábados para os alunos mais graduados.

Em março de 2004 conheci pessoalmente o Mestre Georges Stobbaerts em um evento organizado pela Federação Pernambucana de Budo, em Recife. Graduado como 8º dan pela Dai Nippon Butoku Kai, instituição criada no Japão em 1895 com a finalidade de preservação histórica e valorização das virtudes guerreiras tradicionais da sociedade japonesa, encantei-me pela proposta do Mestre que via nas artes do Budo uma excelente oportunidade de contribuição para evolução humana.

Neste mesmo evento também tive a oportunidade de conhecer Henrique Martins, um dos alunos mais graduados de TenChi e que comumente acompanhava o Mestre como seu uke em suas vindas ao Brasil.

Ainda em 2004 tive meu segundo contato com o Mestre Stobbaerts no I Encontro Internacional de Budo, realizado no pontal de Maracaípe, no Brasil. O evento contou com a presença de cerca de 150 praticantes vindos de diversos países, como Bélgica, Portugal e Marrocos. Neste evento também tive a oportunidade de conhecer Stéphane Goffin, aluno do Mestre desde 1987 e único graduado como 6º dan pela escola TenChi.

Com o passar do tempo, identifiquei a necessidade de visitar o Hombu Dojo da escola TenChi para praticar de forma mais intensa e profunda com o Mestre Stobbaerts e com seus principais alunos. De 2007 à 2015 viajei à Várzea de Sintra por diversas vezes, participando sempre dos seminários de Verão de Aikido e Bukiwaza da escola com aulas do Hanshi Georges Stobbaerts e de Stéphane Goffin.

Aproveitando a estadia em Portugal, também frequentei regularmente aulas com Henrique Martins, 5º dan TenChi International, responsável pela prática de Aikido nas cidades de Coimbra, Porto e Viseu. Com frequência também participei de aulas ministradas por Stéphane Goffin em diversas cidades do país.

Durante os estágios de verão da escola TenChi em 2008 e 2010 fiz exames para shodan e nidan, primeiro e segundo nível de faixa preta. Recebi do próprio Mestre Georges Stobbaerts meus diplomas no Hombu Dojo da escola no decorrer dos seminários.

Participei de diversos seminários e aulas em várias artes do Budo com o Mestre Georges Stobbaerts, dentro e fora do Brasil, até seu falecimento em janeiro de 2014.

Em 2011 viajei pela primeira vez para a Bélgica para conhecer o Tada Ima Dojo, treinando intensamente com Stéphane Goffin por várias semanas. A partir deste ano, comecei a acompanhar mais de perto sua trajetória,  acompanhando-o em seminários por diversos países, como Bélgica, Hungria, Portugal, Argentina e também  no Brasil.

Em 2013, conheci o Shihan Christian Tissier, primeiro ocidental a receber a graduação de 8º dan Aikikai, através de Stéphane Goffin. Aproveitando minha estadia na Bélgica para participar de seus seminários, Stéphane Goffin apresentou-me à Tissier levando-me a seu seminário de verão de oito dias em Cerfontaine.

Em 2016 fiz exame para a graduação para sandan, terceiro nível de faixa preta, também em Portugal. Recebi o diploma através de Stéphane Goffin no estágio de verão ministrado pelos alunos mais antigos do Mestre Stobbaerts, entre eles, Henrique Martins.

Com a participação de Stéphane Goffin nas bancas examinadoras de todos os meus exames de graduação a partir do primeiro dan, também possuo o reconhecimento das três graduações recebida pela Aikikai, organização fundada pelo criador do Aikido Morihei Ueshiba. Todos os diplomas da Aikikai foram entregues por Stéphane.

Ministro aulas no Munen Mushin Aikido e continuo viajando frequentemente para me aperfeiçoar, fazer novos amigos e conhecer novas culturas. Visualize um pouco mais de minha jornada através das fotos publicadas no site.

TenChi International
Várias viagens ao Dojo do Mestre Stobbaerts em Sintra/Portugal entre 2007 e 2015.

Diploma de Shodan TenChi
Recebendo o diploma de 1º dan durante o seminário de verão da escola TenChi em julho de 2008.

Diploma de Nidan TenChi
Recebendo o diploma de 2º dan durante o seminário de verão da escola TenChi em julho de 2010.

Diploma de Sandan TenChi
Recebendo o diploma de 3º dan durante o seminário de verão da escola TenChi em julho de 2016.

Stéphane Goffin
Diversos seminários de Aikido e Bukiwaza com Stéphane no Brasil, Bélgica, Portugal, Hungria e Argentina.

Diploma de Nidan Aikikai
Recebendo o diploma de 2º dan Aikikai durante o seminário de verão na Hungria em Agosto de 2015.

Diploma de Sandan Aikikai
Recebendo o diploma de 3º dan Aikikai durante o seminário no Brasil em Novembro de 2017.

Henrique Martins
Diversos seminários no Brasil e visitas à Coimbra, Viseu e Porto para praticar com Henrique.

Dojo Kai
Acompanhei intensamente o trabalho do professor Henrique Martins (5º dan) no Dojo Kai também ministrando aulas durante sua ausência.