Tadeu Marinho

"Os movimentos no Aikido não devem ser executados por mera conveniência. Eles devem emergir naturalmente de uma situação urgencial, que provoque um diálogo sincero entre os praticantes, transformando-se um novo passo em seu processo de melhoria contínua como ser humano."

Biografia

Conheci pessoalmente o Mestre Georges Stobbaerts, idealizador da escola TenChi, em março de 2004 através de um evento organizado pela Federação Pernambucana de Budo em Recife. Logo no primeiro contato, encantei-me pela sua proposta que enxergava nas artes do Budo uma excelente oportunidade de contribuição para evolução humana.

Neste mesmo evento também tive a oportunidade de conhecer Henrique Martins, um excelente praticante português que sempre esteve presente nos seminários ministrados pelo mestre Stobbaerts no Brasil.

Ainda em 2004 tive meu segundo contato com o Mestre no I Encontro Internacional de Budo, realizado no pontal de Maracaípe, no Brasil. O evento contou com a presença de cerca de 150 praticantes vindos de diversos países, como Bélgica, Portugal e Marrocos. Neste evento também tive a oportunidade de conhecer Stéphane Goffin, aluno do Mestre desde 1987 e diretor técnico da escola.

Com o passar do tempo, senti a necessidade de visitar o Hombu Dojo da escola para praticar de forma mais intensa e profunda com o Mestre e seus principais alunos. De 2007 à 2015 viajei à Várzea de Sintra por diversas vezes para participar dos seminários de Verão com aulas de Aikido ministradas pelo mestre Stobbaerts e Bukiwaza orientadas pelo professor Stéphane Goffin.

Aproveitando a estadia em Portugal, também frequentei regularmente aulas com Henrique Martins, responsável pela prática de Aikido nas cidades de Coimbra, Porto e Viseu. Com frequência também participei de aulas ministradas por Stéphane Goffin em diversas cidades do país.

Durante os estágios de verão da escola TenChi em 2008 e 2010 fiz exames para shodan e nidan, primeiro e segundo nível de faixa preta. Recebi do próprio Mestre Georges Stobbaerts meus diplomas no Hombu Dojo da escola no decorrer dos seminários.

Participei de diversos seminários e aulas em várias artes do Budo com o Mestre Georges Stobbaerts, dentro e fora do Brasil, até seu falecimento em janeiro de 2014.

Em 2011 viajei pela primeira vez para a Bélgica para conhecer o Tada Ima Dojo, treinando intensamente com o professor Stéphane Goffin por várias semanas. Desde então, acompanho Stéphane em seminários por diversos países, como Bélgica, Hungria, Portugal, Argentina e também no Brasil.

Em 2013 fiz uma viagem de dois meses pela Europa para acompanhar Stéphane em diversos seminários de Aikido e Buki-waza. Finalizando este período de prática intensa, participamos juntos de um evento de oito dias em Cerfontaine (Bélgica) com o Shihan Christian Tissier, primeiro ocidental a receber a graduação de 8º dan Aikikai, sendo apresentado ao mesmo pelo meu professor.

Em 2016 fiz exame para a graduação para sandan, terceiro nível de faixa preta, também em Portugal. Recebi o diploma através de Stéphane Goffin no estágio de verão ministrado pelos alunos mais antigos do Mestre Stobbaerts, entre eles, Henrique Martins.

Através de Stéphane Goffin, também possuo o reconhecimento e os diplomas da Aikikai, organização fundada pelo criador do Aikido, Morihei Ueshiba.

Sou fundador do Munem Mushin Dojo, um espaço situado no Recife Antigo e que possui como propósito maior o desenvolvimento humano através do aperfeiçoamento do corpo e da mente.

Continuo viajando frequentemente para me aperfeiçoar, fazer novos amigos e conhecer novas culturas.

Momentos Especiais

Redes Sociais

Estamos presentes em diversos meios digitais para trazer conteúdo de alta qualidade para os praticantes de diversas artes do movimento que potencializam o desenvolvimento humano.

© 2021 Munen Mushin Dojo