O Dojo

“Deveria haver um lugar onde todo o ser humano pudesse viver livremente como um cidadão do mundo.
Um lugar onde o despertar do homem e o seu progresso interior se fizessem na harmonia entre o corpo e o espírito.
Um lugar onde as artes se encontrassem a fim de acordar as consciências.
Um lugar consagrado a criar relações de fraternidade entre os homens e a fazer prevalecer a paz no mundo.”
Georges Stobbaerts Hanshi (1940 – 2014)

O que é?

Dojo, o lugar onde o eu com egoísmo transforma-se no eu sem egoísmo, ou seja, aberto, flexível, adaptável, fluido e dinâmico em corpo, mente e espírito.

Localizado no coração do centro histórico do Recife, o Munen Mushin Dojo é um espaço dedicado a inspirar pessoas a desenvolverem-se como seres humanos por meio da prática de disciplinas que potencializam a reflexão a partir da busca interior.

A mensagem ou linha condutora do ensino no Dojo foi cuidadosamente construída com base no desenvolvimento humano por meio da excelência técnica, ou seja, a não negligência do estudo técnico aprofundado para suportar a compreensão de princípios que nutrem o desenvolvimento humano em diversas dimensões.

A estrutura conta com um corpo pedagógico qualificado, participando de formações no Brasil e no exterior. Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento da comunidade de praticantes dentro do país, realizamos seminários com referências internacionais e também apoiamos eventos de âmbito nacional.

É o Alto lugar da transformação de si próprio.
Não é um lugar onde se prega uma doutrina;
é um lugar onde existe um estado de Ser.”
— Georges Stobbaerts Hanshi

Fotos do Dojo
Placa do Dojo na biblioteca.
Munen Mushin Dojo

A Escolha do nome.

Simbolicamente, o termo japonês Munen Mushin possui um significado extremamente importante para o mundo moderno, um dos valores que infelizmente está desaparecendo a cada dia dentro de nossa sociedade.

MU: Vazio
SHIN: Espírito

Mushin (無心), representa um dos princípios do guerreiro samurai no Budo retratando um estado de espírito sem medo, distrações, raiva ou ansiedade.

Desta forma, desenvolvemos a capacidade de acalmar a mente, perceber o que ocorre em volta e nos organizarmos para tomar decisões e agir corretamente.

NEN: Pensamento

Munen (無念) é um estado mental em que não nos deixamos conduzir influenciado por desejos. Um estado de espírito que passa por transformações constantes de aprendizado.

Finalmente, o ideograma Munen Mushin pode ser traduzido como uma mente vazia, não no sentido da ausência de conteúdo, mas neutra, sem ego e não julgadora, aberta a novos aprendizados.

O Dojo-cho

Dojo-cho (道場⻑) é um termo japonês que significa literalmente “líder do Dojo” ou “chefe do Dojo”. No contexto das artes marciais, ele representa a pessoa que carrega a responsabilidade técnica, filosófica e administrativa de um Dojo. Mais do que uma função de liderança, o Dojo-cho é o guardião da essência e do propósito desse espaço de aprendizado.

Dentro de um contexto mais profundo, a liderança de um Dojo vai muito além da administração e do ensino técnico. Ser o Dojo-cho significa carregar a essência, os valores e a alma do Dojo, garantindo que o espaço não seja apenas mais um local de treinamento, mas sim um ambiente de transformação, um lugar sagrado.

Em muitas tradições, o verdadeiro mestre não se coloca no centro da cena, mas sim nas fundações invisíveis que sustentam tudo. O papel do Dojo-cho não é apenas liderar, mas permitir que o Dojo e os alunos floresçam, como um solo fértil permite que as árvores cresçam.

No fundo, o Dojo-cho não é um título, mas uma responsabilidade. Não é sobre ter autoridade, é sobre ser a presença que guia, nutre e sustenta.

Este papel é exercido no Munen Mushin Dojo por Tadeu Marinho Sensei (4º dan Aikikai), aluno direto de Stéphane Goffin Sensei (7º dan Aikikai), diretor técnico do Dojo.

Tadeu Marinho Sensei e Stéphane Goffin Sensei

Presentes para o Dojo

Muitos dos artefatos encontrados no Dojo foram presentes de familiares, amigos e alunos.