Stéphane Goffin

“No Aikido, não se trata de fazer algo contra o outro,
mas de fazer algo por si mesmo com o outro.
Podemos então esperar ser eficazes para nós mesmos e para a sociedade,
à medida que avançamos na vida, livres de nossos medos e bloqueios.”

Quem é?

Nascido em 28 de outubro de 1968, Stéphane Goffin iniciou sua jornada nas artes marciais aos 6 anos de idade, começando pelo Judo. Seu primeiro contato com o Aikido aconteceu quatro anos depois, através de Léon e Christiane Beguin.

Ele recebeu o primeiro dan em Aikido em 1986, praticando boxe tailandês em paralelo por quase quatro anos. Nessa mesma época conheceu Christian Tissier Shihan, acompanhando-o em seus primeiros cursos.

Em 1987 foi apresentado ao Mestre Georges Stobbaerts, que se tornaria uma de suas principais influências dentro e fora do tatame. Stéphane Sensei esteve frequentemente na TenChi International para treinar com o Mestre e ministrar seminários de Aikido e Buki-waza, tornando-se também diretor técnico da escola.

Em 1994 fundou o Tada Ima Dojo, um dos poucos espaços inteiramente dedicados ao Aikido em Namur, na Bélgica, naquela época. Desde então, dedicou-se exclusivamente ao ensino dessa disciplina.

Atualmente, ensina diariamente em seu Dojo, em escolas e centros esportivos, além de ministrar seminários em diversos países — Brasil, Portugal, Hungria, Espanha, França, Croácia, Marrocos, Argentina… É convidado a dirigir tecnicamente grupos em diferentes regiões, incluindo o Munen Mushin Dojo, a convite de Tadeu Marinho Sensei.

Stéphane Goffin recebeu o 6º dan da Escola TenChi diretamente do Mestre Georges Stobbaerts em julho de 2012, tornando-se seu único aluno com essa graduação. Em janeiro de 2013 recebeu o 6º dan Aikikai sob recomendação de Christian Tissier Shihan. Já em janeiro de 2025, recebeu o 7º dan Aikikai durante a cerimônia do Kagami Biraki no Aikikai Hombu Dojo.

Tadeu Marinho Sensei teve seu primeiro contato com Stéphane Sensei em 2004 e, desde então, acompanha de perto seu trabalho. Ele é o responsável por sua vinda anual a Recife, para compartilhar ensinamentos com a comunidade aikidoca nacional e, em especial, com os alunos do Munen Mushin Dojo.

Stéphane Goffin Sensei
Relação com o Dojo.

Sua relação com o
Munen Mushin Dojo

Em julho de 2004, Georges Stobbaerts Hanshi visitou Recife acompanhado de uma grande delegação de estrangeiros vindos de Portugal, Bélgica, França, Marrocos e outros países. Durante o seminário internacional, dirigido pelo próprio Mestre Stobbaerts, Stéphane Goffin Sensei ficou responsável por todas as aulas de buki-waza e também por algumas de Aikido.

Foi nesse evento que Tadeu Marinho Sensei teve seu primeiro contato com Stéphane Goffin Sensei e ficou profundamente impressionado com a qualidade técnica e a fluidez de seus movimentos. Em 2007, decidiu começar a viajar para o exterior para acompanhar de perto o trabalho do Mestre Stobbaerts e do Sensei Goffin.

Com o passar do tempo, construiu uma relação de confiança com ambos, nutrida por encontros constantes em seus Dojos ou em seminários ministrados por eles em diversos países. Como consequência dessa dedicação, vieram os convites para exames de graduação: shodan (1º dan) em 2008, nidan (2º dan) em 2010, sandan (3º dan) em 2016 e yondan (4º dan) em 2022.

Com o falecimento do Mestre Stobbaerts em 2014, Tadeu Sensei continuou suas viagens de estudo até 2019. Paralelamente, a partir de 2017, sentiu a necessidade de convidar o Sensei Goffin para ministrar seminários em Recife. Em 2020, houve uma pausa devido à pandemia de COVID-19.

Em 2022, um novo ciclo se abriu com a inauguração do Munen Mushin Dojo e o convite para que Stéphane Goffin Sensei assumisse a direção técnica do Dojo. Desde então, retomamos os encontros anuais no Brasil e estamos escrevendo um novo capítulo de nossa história juntos.

Vídeos com o Sensei.

Conheça um pouco mais da pesquisa e do trabalho de Stéphane Goffin Sensei.