Georges Stobbaerts

“O homem que tem um centro possui uma horizontalidade e uma verticalidade.
Neste sentido, torna-se mestre do movimento.
É livre.”

Quem é?

Marroquino nascido em Casablanca no ano de 1940, viveu em Marrocos e na Bélgica, onde praticou Judo, Aikido, Kendo, Iaido, e Yoga sob a orientação de eminentes mestres orientais de passagem pela Europa. Fascinado pela filosofia das artes marciais, relacionou-se frequentemente com mestres japoneses que o iniciaram na meditação Zen. Estudou Yoga com diversos gurus indianos.

Fundador do primeiro Dojo de Aikido e Kendo do Marrocos (Budo Club du Maroc), ensinou Artes Marciais e Yoga durante uma dezena de anos, formando numerosos alunos, que por sua vez, tornaram-se professores. Insistiu particularmente no lado cultural e espiritual destas disciplinas, sem esquecer seu aspecto educativo.

Visitou Lisboa pela primeira vez em 1967, onde introduziu as principais artes tradicionais japonesas: o Zen, o Aikido, o Kendo e o Iaido. Pouco depois instalou-se definitivamente em Portugal formando numerosos alunos, agora professores nas diversas disciplinas. Dirigiu diversos seminários de Yoga e estágios internacionais de Aikido todos os anos em diversos países.

Foi o idealizador de Tenchi International, Centro Cultural de investigação na Arte e no Movimento.

Tive a felicidade de conhecer o mestre Georges Stobbaerts em março de 2004 e participar de diversos seminários dirigidos por ele dentro e fora do Brasil. Estive presente em TenChi International, na várzea de Sintra em Portugal, pela primeira vez em 2007 e anualmente visitei o mestre até o ano de seu falecimento.

Georges Stobbaerts Hanshi
O convívio com o Mestre.

A relação mestre e discípulo.

“Desde tempos imemoriais, a relação professor/aluno pertence aos laços fundamentais da vida e implica uma grande responsabilidade para o professor, que ultrapassa grandemente o âmbito da sua matéria de ensino.” — Eugen Herrigel

Logo no primeiro contato com o Mestre Stobbaerts, em março de 2004, fiquei encantado — não apenas pela forma como expressava o Aikido, mas pela profundidade do trabalho que realizava.

Ter uma relação de proximidade com um verdadeiro Mestre é algo inexplicável. Apenas quem fez parte de sua história entende o quanto é impossível traduzir em palavras a intensidade do que foi vivido. Estão guardadas em minhas memórias lembranças de momentos que marcaram profundamente minha vida. Desde os estágios nas diversas artes/disciplinas do Budo até as conversas mais intimistas com pequenos grupos de alunos até as individuais.

As estadias em seu Dojo, em Portugal, eram sempre especiais. Delegações de diversos países, formadas por uma ou dezenas de pessoas, somavam esforços aos que frequentavam o espaço cotidianamente, não apenas para preparar o local para os inesquecíveis estágios de verão, mas para deixá-lo pronto para mais um ano de existência.

O trabalho era duro, mas quando dividido, o sorriso e a presença de cada pessoa enchiam o coração de alegria, e não havia como economizar esforços para que tudo aquilo continuasse existindo. Acompanhar a luta do Mestre para manter sua escola viva e o Dojo impecável foi algo realmente especial.

Só tenho a agradecer pela oportunidade de ter vivenciado tudo isso, e pela responsabilidade de poder dar continuidade ao seu legado em meu próprio Dojo.

TenChi International Hombu Dojo

Tadeu Marinho Sensei frequentou o Hombu da escola de 2007 a 2014.
As fotos mostradas aqui foram capturadas durante suas estadias.

O Dojo principal da escola.

Bibliografia

Conheça os principais livros que foram escritos pelo Mestre Stobbaerts.

Vídeos

Conheça um pouco mais da pesquisa e trabalho do Mestre Georges Stobbaerts.